terça-feira, 31 de maio de 2016

Óleos Essenciais


Você conhece os óleos essenciais? Eles podem fazer mais do que vc imagina, seja por inalação, compressas, massagens, curativos, escalda pés podem servir como anticépticos, antifúngicos, anti-inflamatórios, cicatrizantes, estimulantes, etc.


Óleos essenciais são compostos produzidos pelas plantas através de destilação ou extração química por solventes. Apesar do nome, ele nem sempre é um líquido gorduroso ou oleoso. Muito utilizado na medicina alternativa como a aromaterapia, o óleo essencial possui várias virtudes e exerce inúmeros benefícios para a saúde que nem precisam mais ser comprovados. Para serem produzidos e comercializados corretamente devem vir de fontes renováveis, desde a sua plantação, a colheita e a extração. Incluem ainda, fatores climáticos e externos como a escassez de matérias primas, tipo de armazenamento, de embalagem, de transporte para preservação da sua qualidade e manter as propriedades terapêuticas da planta de origem. Seu uso dos óleos essenciais é bastante popular nas áreas farmacêutica, terapêutica e cosmética óleos essenciais são naturais, porém não deixam de ser remédios que podem provocar efeitos colaterais.

No campo da cosmética, eles servem para perfumar produtos como xampus, sabonetes, cremes entre outros, e também estão presentes em dose moderada em produtos de cuidados. Colher o ingrediente base é apenas o primeiro aspecto a ter em consideração, pois se se retardar, ou se for extraído sem utilizar o melhor método possível, o óleo essencial que se obtém poderá ser de qualidade inferior. São obtidos pelos processos de destilação a vapor, extração por solvente ou por prensagem, entre outras. Os óleos essenciais estão em todos os lugares, até mesmo em detergentes e produtos de limpeza, que recorrem às suas virtudes aromáticas e suavizantes.

Alecrim
Sistema circulatório, fortalece a musculatura e a pele, anti-séptico e cicatrizante. Por ser estimulante combate o esgotamento físico e mental, pressão baixa tonturas e fraqueza. Na massagem capilar, previne a queda de cabelo, combate a caspa e é indicado para cabelos ressecados, aumenta a memória e a concentração. Seu aroma combina com ambientes de trabalho.

Malaleuca
Boa para quase todos os tipos de infecções, é excelente no combate aos problemas de pele, sobretudo aqueles provocados por fungos, micoses de unha, aftas, dor de dente, dor de ouvido, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes (labial, genital) e no tratamento de acne anti-inflamatório anti-séptico fungicida parasiticida germicida. Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos.

Ylang ylang
Abaixa a pressão sanguínea, sendo excelente calmante para hipertensos, também amacia a pele e devolve aos cabelos a vitalidade e o brilho natural. Age no sistema reprodutor.

Laranja 
Estimula o metabolismo celular e as funções digestivas, agindo como um tônico estomacal. Descongestionante linfático, é excelente para ser usado durante a drenagem linfática, diluído em óleo vegetal de abacate. Tem ação hipotérmica, combatendo a febre e até mesmo fortalece cabelos quebradiços. Por apoiar as funções renais e da bexiga, é indicado no tratamento de disfunções desses órgãos.

Amêndoa
É rico em nutrientes, proteínas, minerais e vitaminas A e E. Além disso, possui uma elevada concentração de ácidos gordos essenciais que convertem o óleo de amêndoas em um ótimo hidratante da pele. Pode aprender mais sobre este produto no nosso artigo sobre quais são os benefícios do óleo de amêndoas.

Aloe vera
O óleo hidratante com Aloe Vera regula a umidade da pele e mantém a pele suave e elástica. Esta planta é uma das que mais propriedades benéficas trás para o nosso organismo, tanto a nível interno como externo.

Lavanda
Calmante, sedativo, sonífero, combate estresse e às tensões nervosas, trata a insônia. Combate dores musculares e hematomas, anti-séptico e antídoto contra picadas de abelhas, borrachudos, formigas e outros insetos, analgésico e antiespas módico. Eficaz em queimadura alivia a ocorrência de queloide.

Menta/hortelã/pimenta
Ajuda na fadiga mental, depressão, estresse, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, fraqueza e estados de choque, melhorando a agilidade mental e os níveis de concentração. Trata irritações de pele e várias, dermatites,como acne, sarna e pruridos Expectorante das Vias Respiratórias (tosses, bronquite, asma).


Formas de Utilização dos Óleos Essenciais

Existem inúmeras formas de aplicação nas quais os óleos essenciais podem ser utilizados, e a forma mais adequada será sempre circunstancial, quer dizer, depende de cada situação.O fato de os óleos essenciais estarem em concentrações muito elevadas, exige cuidados e conhecimento.

Massagem Aromática

É através das massagens que os óleos essenciais atuam com mais eficácia na sua função terapêutica, combina as vantagens da massagem terapêutica com a eficiência do uso dos óleos essenciais. A absorção pela pele é facilitada pela massagem que estimula a circulação sanguínea local, e assim, podemos nos beneficiar das propriedades cosméticas, relaxantes, analgésicas, afrodisíacas, estimulantes, enfim, das inúmeras ações, de acordo com o óleo essencial selecionado os óleos essenciais são muito concentrados e não são utilizados diretamente sobre a pele e sim preparados utilizando como veículo óleos vegetais emolientes, óleos cosméticos lubrificantes, cremes e loções. A uso indicado prepara o óleo de massagem especialmente para você, de acordo com suas necessidades.


Difusão

Existem vários modelos de difusores, as vezes a difusão é fundamental pelas respostas rápidas e pelo relaxamento adequado que propicia, ela consiste em volatilizar o óleo essencial no ambiente onde o indivíduo está repousando, como um excelente complemento ao tratamento fitoterápico. Trata problemas emocionais, psíquicos, respiratórios e digestivos. Apropriado para alcançar bem estar e equilibrio.

Escalda-Pés

É o banho de imersão dos pés em recipiente com água quente e óleos essenciais. O aquecimento dos pés permite que os vasos sanguíneos desta região e das pernas se dilatem, recebendo mais sangue e assim reduzindo, consequentemente, a congestão em outras partes do corpo, são especialmente recomendáveis nos casos de insônia, congestão, dores de cabeça, menorreia, gripes e resfriados, entre outros.



Inalação

A inalação consiste na absorção direta do óleo essencial volatilizado. É indicada principalmente para os casos de afecções das vias respiratórias e da pele, e para uma rápida alteração do estado emocional. Pode ser conduzida através do uso do banho de vapor facial ou através da inalação a seco.

Compressa Aromática

As compressas aromáticas são especialmente indicadas para uma determinada região específica do corpo, e podem ser feitas frias ou quentes. As compressas quentes são recomendadas para a maturação de abscessos, cólicas, dores de ouvido, dores reumáticas e musculares, entre outros. Consegue-se, desse modo, acelerar o processo pelo estímulo à ação sistêmica (de penetração nos tecidos) propiciada pelo óleo essencial.



Uso Cosmético

Cosméticos orgânicos e naturais utilizam óleos essenciais em suas composições. São eles que proporcionam um delicioso aroma natural, além de ajudar com suas propriedades terapêuticas. Se um produto utiliza aromatizantes sintéticos  essências não pode ser considerado um produto natural.

Banhos Aromáticos

Os óleos essenciais utilizados no banho são altamente benéficos e agradáveis, proporcionando uma sensação revigorante, refrescante, relaxante, calmante ou sensual. Pode-se acrescentar óleos vegetais e frutais para produzir suavidade e maciez na pele após o banho. Num recipiente diluir os óleos essenciais em óleos vegetais de sua preferência ou álcool de cereais, nunca pingue óleo essencial puro na água, pois pode ocasionar ardência devido ao calor da água dilatar os poros da pele e o óleo penetrar muito rápido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário