domingo, 8 de maio de 2016

Cuidando dos fios ...

Hoje em dia com tantas tecnologias e químicas que usamos nos fios é importante mante-los saudáveis  e com sua estrutura natural, e isso da trabalho, mas não é impossível! Processos mecânicos como passar a mão nos fios, prender muito forte e deixar por muito tempo, ou até mesmo começar a desembaraçar o cabelo da raiz em direção as pontas, processos químicos como descoloração, tintura, alisamentos em geral, e a ação dos raios UV (exposição ao sol), compõe o conjunto de mecanismos de degradação da haste capilar! Quando realizamos qualquer processo químico de transformação na haste capilar, este certamente terá consequências de degradação, seja na cutícula, no córtex ou em ambos. Resultando em: perda de massa, alteração da constituição proteica do cabelo, aumento da porosidade, redução do pigmento, aumenta a carga eletrostática dos fios (daí vem o friz), fios ásperos e sem brilho, perda de elasticidade e quebradiços, e etc.



Aqui vão algumas dicas para evitar que seu cabelo sofra!

° Não crie o hábito de prender o cabelo apertado todos os dias! Isso vale para penteados que normalmente são feitos nas crianças. Isso com o tempo pode desencadear doenças por ações mecânicas como por exemplo a calvice nas áreas mais apertadas do couro cabeludo!

°Use sempre produtos para seu tipo de cabelo, e veja se realmente tem necessidade de usar condicionador por todo o comprimento. O cabelo crespo tem uma forma que impede que a oleosidade da raiz chegue até as pontas, por isso a necessidade de aplicar desde um pouco abaixo da raiz, porém, nunca encostando na raiz, Já no cabelo mais liso isso não acontece, por isso se deve passar apenas nas pontas, e um pouco mais acima caso o cabelo esteja muito ressecado.




°Evite secar o cabelo e passar prancha todos os dias, isso pode ser mais danoso do que vc imagina! E nada daquelas pranchas específicas PARA PROGRESSIVA que chegam em altas temperaturas, não tem necessidade! Imaginem só, se uma prancha normal aplicada diariamente já causa danos, imagina o que uma que é específica para progressiva pode fazer com seus fios se aplicada diariamente!

° Após todo processo químico é necessário recuperar o cabelo para que ele chegue mais perto da sua forma natural, Não faça uma química atrás da outra, que o resultado pode ser desastroso, tendo como saída apenas a tesoura! Então mais importante do que mudar a cor ou a textura é manter seu cabelo saudável!


°Assuma seus fios! Pode parecer coisa de outro mundo mas você já parou pra pensar o quanto que
pouparia seus fios de processos químicos se simplesmente assumisse a textura dele natural? seja ele crespo, ondulado, cacheado ou liso, todos tem seus cuidados, e todos são lindos do jeito que são!


Nenhum comentário:

Postar um comentário